IMO


NOSSA HÍSTORIA   


A Irmandade Metodista Ortodoxa (veja foto, à cima., do primeiro templo da Irmandade em Honório Gurgel) foi fundada em 31 de janeiro de 1934. Tendo seu 1º Presidente: Bp José Henriques da Matta, (1934 a 1977) 2º Presidente: Bp Helio Maurício Brum (1977 a 1985) 3º Presidente: Bp Samuel Henriques da Matta (1986 a 2007) e o atualPresidente: Bispo José Francisco da Silva.                                              

Síntese:
         Em 1934 um pequeno grupo de obreiros e irmãos residentes em diversas cidades de Minas Gerais, liderados pelo Pr. José Henriques da Matta, até então ministro da Igreja Metodista, resolveramfundar a Irmandade Metodista Ortodoxa, depois de muita reflexão e orações para viver, e propagar os princípios do Movimento Metodista.

O grupo inicial adotou o nome de “Irmandade” por entender que deveria surgir um grupo de igrejas locais, irmanado no mesmo ideal. “Metodista”, tendo em mira os princípios do Movimento Metodista.      

                 Apesar dos esforços iniciais prevaleceu o ranço tradicionalista. A mais ou menos 25 anos atrás a Irmandade admitiu entrar no Movimento Carismático, (Renovação Espiritual) com alguns obreiros pioneiros que pagaram  um alto preço.  

IRMANDADE METODISTA ORTODOXA 
                 
                        Temos também uma missão de  levar às Igrejas o reavivamento real, enquanto como foco de missões pregamos o evangelho aos pecadores e discipulamos os convertidos; disto temos recebido testificação do ESPÍRITO SANTO. Não, vivemos, portanto, em prol de uma denominação. Não lhe damos ênfase. Colocamo-nos à disposição de qualquer denominação, como já temos feito, enfatizando a respeito, de tudo o que Deus espera da sua IGREJA nos dias atuais. Igreja restaurada, preparada para o arrebatamento, santa, gloriosa, sem mancha e doutrinas dos homens (rugas), purificada pela lavagem da Palavra, amorosa com DEUS e uns com os outros, cheia do ESPÍRITO SANTO, dócil nas mãos de DEUS. Igreja de acordo com o desejo do seu coração.   
                 
Bispo Samuel Henriques da Matta ORTODOXO: MAIS DE QUE UM NOME, UMA POSTURA   

                            “Ser ortodoxo é acima de tudo não remover valores antigos dados por Deus, é pagar o preço para não deixar corromper princípios já estabelecidos pelo Senhor, é manter corretos os ensinamentos da Palavra de Deus, é não construir sobre outro fundamento. Sendo o ORTODOXO o ponto mais marcante da nossa identificação, como podemos esconder, omitir ou até mesmo questionar a sua existência na nossa divisa? Será que esquecemos que para resgatar essa postura foi necessário que Deus levantasse homens, que com sacrifício seus e de suas famílias, pagassem um alto preço? Creio meus irmãos, que ficar constrangido com o nome ORTODOXO é não conhecer a sua razão de ser para nós, é  não se identificar com a permanência do que é correto, é querer ser vulnerável a mudanças em detrimento do que Deus já provou...”   

                                                                                       Bispo José Francisco da Silva – Presidente  da IMO