Estudos Biblicos

Estamos para entrar no estudo sobre as sete igrejas que são descritas no livro de Apocalipse que começa no capitulo 2 e vai até o 4. E muito importante lermos o capitulo 1 para entendermos o contexto em que foi escrito esta maravilhosa carta de Jesus para nós. Por isso temos aqui um estudo introdutório ao proprio livro.



INTRODUÇÃO AO LIVRO DE APOCALIPSE

ESTUDO 1
Fonte: http://www.tempodofim.com/apocalipse/main.htm

O livro de Apocalipse, sem dúvida, é o livro mais intrigante de se estudar, porque diz respeito a acontecimentos concernentes ao futuro, somente. 
A palavra "Apocalipse" vem do grego "Apokalypsis" e significa "Revelação" ou "tirar o véu". 
Muitos acabam concluindo que tudo que está no livro de Apocalipse é simbólico, porque entendem como difíceis os termos que João utilizou para a narrativa deste livro. Como consequência disto, passam a desprezar o conteúdo deste livro, motivo pelo qual muitas igrejas quase não pregam sobre este livro. 
Obviamente, assim como todos os livros da Bíblia, este livro também teve a inspiração do Espirito Santo de Deus, através de João, transcrevendo tudo o que Jesus mostrou a ele e passa inúmeras mensagens espirituais no momento em que buscamos a Deus pela Sua Palavra. 
Vamos entender o seguinte: João estava radicado na ilha grega de Patmos quando teve a inspiração do livro de Apocalipse. Ele foi arrebatado aos céus, em vida, durante sua visão e teve um encontro com o Senhor Jesus já glorificado, conforme João o descreveu em Apocalipse 1:12-16. É neste ponto que queremos chegar: entendam que João estava no céu quando teve a visão, e não na terra. Com isto, podemos concluir que tudo que João descreveu foi REAL, e não SIMBÓLICO, mas jamais podemos esquecer que seu ponto de vista de narrativa foi o mundo espiritual, e não aqui na terra. 
Os quatro cavaleiros do Apocalipse por exemplo, foram realmente vistos por João, mas no mundo espiritual. E os mesmos têm consequências reais aqui no mundo terreno, em que vivemos. Este estudo vai interpretar o que estas e outras profecias do livro de Apocalipse representam. E vamos ver muitas vezes, que, apesar de João estar arrebatado no mundo espiritual, as visões são literalmente descritas como eventos aqui na terra, sem nenhuma representação equivalente no mundo espiritual. 
Basta visualizarmos João, há mais ou menos 2000 anos atrás, escrevendo este livro. João não tinha o vocabulário que hoje temos para descrever um cometa, um computador, um chip ou um avião. Então, ele não teve outra alternativa senão descrever com seu vocabulário da época tudo o que Jesus o mostrou. Nem por isto, as profecias deixam de ser interpretadas literalmente para serem apenas simbolismos. 
Outro ponto importante é que não é possível estudar o livro de Apocalipse sem entendermos o contexto histórico atual em que vivemos. O objetivo destes estudos é mostrar como a Palavra de Deus já previa. 

COMO INTERPRETAR AS PROFECIAS
 A RESPEITO DO FINAL DOS TEMPOS? 
Muitas vezes, quando lemos na Bíblia uma profecia, temos dificuldade de interpretá-la porque parece “simbólica”. Os estudos neste site ajudarão a interpretar profecias a respeito dos fins dos tempos, bem como as do livro de Apocalipse. 
Todas as profecias da Bíblia, de acordo com as conclusões ao longo deste estudo, devem ser interpretadas LITERALMENTE e não SIMBOLICAMENTE. Falaremos mais sobre isto ao expor os tipos de interpretação do livro de Apocalipse. Vamos a um exemplo: 
Veja o comentário de Jesus a respeito do templo, em Mateus 24:1-2:
“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.”
Jesus profetizou que não restaria pedra sobre pedra do templo de Salomão. E assim aconteceu LITERALMENTE no ano 70 d.C., quando os romanos saquearam Jerusalém, atearam fogo no templo e o ouro que havia no templo derreteu por entre as frestas dos blocos, fazendo com que os romanos retirassem PEDRA POR PEDRA do templo para recuperar o ouro. Muitas destas pedras hoje compõem o muro das Lamentações, em Jerusalém. 
Portanto é esta mesma linha de análise que estaremos considerando ao estudar as profecias sobre fim dos tempos.


    TIPOS DE INTERPRETAÇÃO DO APOCALIPSE
QUAL É A INTERPRETAÇÃO ACEITÁVEL?

O livro de Apocalipse tem tido inúmeras interpretações diferentes. Porém, gostaríamos de demonstrar que a interpretação correta é a futurista. Mencionaremos quatro tipos básicos de interpretação que têm sido muito usadas. 


A interpretação futurista 

Esta interpretação coloca as profecias do livro de Apocalipse como fatos que ainda não se cumpriram. Tais profecias começam no capítulo 4 em diante. Esta interpretação foi a mesma que a igreja primitiva usou durante sua história evangelística, desde o momento dos apóstolos que estavam com Jesus Cristo até o século IV. Esta interpretação toma como regra o sentido literal das profecias, a menos que os fatos demonstrem o contrário. Esta é a única interpretação considerada aceitável para o livro do Apocalipse. 


A interpretação histórica 

Esta interpretação toma como base que os fatos que João descrevia tinham lugar durante a história da igreja e insinua que todos os fatos já teriam acontecido quando olhamos para trás na história da humanidade. Obviamente, seria muito difícil encaixar TODAS as profecias do livro de Apocalipse em fatos históricos que JÁ aconteceram. Simplesmente, isto faz com que esta interpretação não tenha fundamento. 


A interpretação espiritualista 

Existe uma interpretação que considera todo o conteúdo do livro em sentido figurado (ou até metafórico). Esta interpretação supõe que João estaria falando de um conflito espiritual e não de uma experiência física e real. Esta interpretação tem sempre a tendência de considerar que o mundo estaria cada vez mais perfeito e que estaríamos todos ingressando em um novo reino e que as profecias seriam apenas o conflito espiritual pessoal de João. Porém, todos os acontecimentos dos séculos XX e XXI mostram que o mundo tem somente piorado, promovendo uma verdadeira degeneração da raça humana. Isto prova que esta interpretação não tem o menor fundamento. 


A interpretação preterista 

Esta interpretação considera que João teria escrito Apocalipse antes da destruição do Templo em 70 d.C. e que estas profecias seriam fatos que aconteceram na mesma época de quando o livro foi escrito. Esta posição é praticamente insustentável, porque basta retrocedermos na história, tentando encaixar os eventos de Apocalipse que veremos que as profecias ainda não aconteceram. Nem mesmo os imperadores romanos, conhecidos por sua maldade, se encaixariam no perfil descrito para o anticristo. Também vemos que a profecia da profanação do Templo descrita em 2 Tessalonicenses 2:3-4 ainda não aconteceu. 


Portanto, vemos que a única interpretação aceitável para o livro de Apocalipse é a futurista.


QUATRO RAZÕES FUNDAMENTAIS PARA SE
ESTUDAR O LIVRO DE APOCALIPSE

O livro do Apocalipse é o único 100% dedicado aos acontecimentos futuros que Deus preparou para a humanidade. Gostaria de mostrar quatro razões fundamentais para se estudar este livro:
1. Aqueles que lêem este livro terão uma bênção especial de Deus

Apocalipse 1:3
"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."

Obviamente, existe bênção para toda a Palavra de Deus, mas este livro promete uma bênção especial de Deus para todos que o lêem e escutam suas palavras.
2. Revela o maravilhoso plano de Deus para o futuro
Todo ser humano sempre teve o interesse de saber sobre o futuro, especialmente agora, que o mundo está praticamente de ponta-cabeça. Quem lê o livro de Apocalipse terá a resposta sobre os eventos futuros e não se surpreenderá com os acontecimentos atuais.
3. Dá detalhes mais claros do que qualquer outro livro da Bíblia, no que se diz respeito à profecia bíblica
Detalhes de fatos como o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo em sua segunda vinda, existem somente em Apocalipse 19. Também é o único livro que mostra a derrota final de Satanás e suas hostes. Outros detalhes como a nova Jerusalém que Deus preparou para seu povo estão somente neste livro.
4. O Apocalipse completa o círculo das verdades bíblicas
Todas as verdades bíblicas que começam em Gênesis e em outras passagens bíblicas se completam em Apocalipse. Por exemplo:
  Gênesis mostra o começo da humanidade no paraíso. Apocalipse mostra o maravilhoso paraíso vindouro.
  Gênesis mostra como a humanidade perdeu a oportunidade de comer da árvore da vida (Gênesis 3:22-24). Apocalipse 22:2 mostra que a humanidade em verdade comerá desta árvore
  Gênesis 3-4 relata a primeira rebelião da humanidade contra Deus. Apocalipse promete o fim de toda a rebelião humana.
  Gênesis registra o primeiro assassino, o primeiro bêbado e o primeiro rebelde. Apocalipse 21:27 promete uma cidade que nada impuro, nem os idólatras, nem os farsantes, senão somente aqueles que têm seu nome escrito no livro da vida, o livro do Cordeiro.
  Gênesis 3-4 revela o trágico pesar que veio como resultado do pecado. Apocalipse 21:4 promete que Deus enxugará toda lágrima dos olhos
Existem ainda outras verdades bíblicas que se fecham em Apocalipse, mas estas são razões de sobra que provam que é da vontade de Deus que estudemos este livro e suas profecias. Por isto elaboramos este site, para que o estudo do livro de Apocalipse se torne mais fácil a todos que desejam estudá-lo.


INTRODUÇÃO
APOCLIPSE 1:1,8



"Revelação de Jesus Cristo"

Lucas 2:32 
"luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel." 
Gálatas 1:12 
"porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo." 
2 Tessalonicenses 1:7 
"e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder..." 
1 Pedro 1:7 
"para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;" 
Portanto, o objetivo do livro de Apocalipse é tirar o véu de Jesus Cristo a todos, ou seja, este livro é a plena revelação de Jesus Cristo em sua glória e poder.
"... que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer..."
"...e que ele, enviando por intermédio de seu anjo, notificou..."


"...ao seu servo João..."

"Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?
Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?
Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro."
O evangelho de João foi escrito por volta de 85 d.C. e o livro de Apocalipse, cerca de 10 anos depois.
"... o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo quanto a tudo o que viu..."


O CRISTO DAS IGREJAS
APOCALIPSE 1:9-20

"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus..."
João se identifica como o "companheiro na tribulação". João atravessou sofrimentos, como membro da igreja primitiva. A igreja primitiva foi muito perseguida pelos imperadores romanos, que mataram Pedro e Paulo e talvez mais apóstolos.
João ainda se identifica como companheiro "no reino e na perseverança". Reino se refere ao reino espiritual iniciado por Jesus no dia de Pentecostes:
Atos 2:1-4 
"cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."
E este reino dura até hoje. Para entrar neste reino, é necessário nascer de novo (João 3:3).
A perseverança é a mesma que nós temos hoje até que Jesus venha pela segunda vez. Veja mais detalhes em Arrebatamento e em Aparecimento Glorioso.

"... achei-me na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus."

A ilha de Patmos está localizada no mar Mediterrâneo, de frente à cidade de Mileto, já no continente asiático. Se situa a sudoeste da antiga Éfeso, para onde os romanos exilavam presos políticos. 
João foi exilado nesta ilha exatamente por causa do testemunho de Jesus Cristo, conforme o próprio versículo diz.
A ilha de Patmos está aberta a visitação turística até hoje, com cruzeiros partindo da Grécia. O local onde João esteve exilado está conservado e é proibido tirar fotos do local, segundo a lei grega.


Estudo  nº 2

Fonte: http://www.renovado.kit.net/apocalipse.htm 

 Introdução 

         O Estudo a qual você vai estar estudando é uma das matérias da Teologia Sistemática a qual se chama “Escatologia”, que do grego é formada por dois vocábulos, “escathos” = últimas coisas + “logia” = discurso racional, ou seja, é o estudo Sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas.
         O estudo a qual  será relatado é sobre As Setes Igrejas da Ásia do Apocalipse.

Apocalipse: Significa “revelação”, “desvendo”.

Apocalipse vem de duas palavras originais: a preposição “apo”, com o sentido de afastado, distante, e o substantivo “kakupsis” significando remoção, retirada, revelação, descobrimento.

“O que vai ser desvendado”?

         Cap. 1 v.1 : Deus em sua “Onipotência” = lat amreipotencia, poder absoluto e infinito, sabendo de todos as coisas e acerca do fim de todos os tempos, entregou nas mãos de seu filho toda a revelação do apocalipse. Para que revelasse aos seus “servos” – lat servos: criado e do grego; DULOS, (a melhor tradução é diakoniaforos= administrador), sujeito ao serviço. As coisas que brevemente deveriam acontecer; e pelo seu “anjo”, gr = angelos = mensageiro. Os enviou e os notificou, ou seja, dEU conhecimento ao seu servo João. 
                  V.2: O apostolo João foi um grande servo e realizou grandes obras, ele testificou, ou seja, declarou a Palavra de Deus em sua época aos povos e a sua igreja ao qual pastoreava em Éfeso. Não somente testificava da Palavra de Deus como também acerca da vida de Jesus Cristo aqui na Terra, e também de todos os milagres que Jesus fez por intermédio deles.  
                  V.3: “Bem - aventurado” – vem do gr = makaridro ou makario , sig, feliz , bendito. Aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta  “profecia”  lat: prophetia = revelação inspirada, sobrenatural e único do conhecimento e  da vontade de Deus. Feliz será a pessoa que guarda essa revelação em seu coração; Porque o tempo da vinda de Cristo esta próxima. Ler – 14:13, 16:15, 19:9, 20:6, 22:7, 14. 
                  V.4: Ásia; era á província romana que abrangia a parte ocidental da península da  Ásia menor, a qual Éfeso, era a capital.
         “PAZ” = hb: shalon; gr eirene; lat pacem é a serenidade, ou seja, a tranqüilidade que o Espírito Santo nos enfunda no coração, mediante a fé que depositamos na providencia divina . (filipenses 4:7).
         Essas saudações eram constantes pelos apóstolos aos seus irmãos em Cristo, pois eles estavam desejando as virtudes de Deus para os seus destinatários que assim recebiam suas cartas.
João quando enviou as saudações para as igrejas da Ásia disse que a Graça e a Paz estava indo daquele “que é,” (Jeová = é o Deus que se revela a si mesmo o nome tem sua origem no verbo “ser”. Eu manifestei, me manifesto, e me manifestarei),  e “que será” e “que há de vir”, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.
“que é” = ou seja, daquele que trabalha
“que “era”= que eles tinham ouvido e conhecido fisicamente”.
“que há de vir” = ou seja, voltará para reinar.
Os setes espíritos talvez, são sete anjos ou as “operações do E-S de Isaias 11:2.”
V.5: Fiel testemunha em sua pessoa em sua obra, da promessa feita outrora a Davi: sal89 , Isaias 55:3 e que se realizou nele a palavra eficaz. Por sua “ressurreição” ele foi constituído Primogênito col 1:18, Rom: 1:4.
Príncipes dos reis da terra = depois da destruição dos seus inimigos receber a admiração universal, 1cor 15:28 v.6 “Reis” = Reinaram sobre todos os povos apoc. 2:26,  5:10, 20:6, 22:5, “Sacerdotes Êxodo 19:6.  
V.7: Esse versículo relata a sua vinda para o Reino milenial ao qual os Judeus se lamentarão por ter rejeitado a Jesus. Mat. 24:30 – ver = Mat. 25:31. “Sim” = “ gr Nai”  “ Amém hb = amen = assim seja”.
         Isto indica que Jesus vira para o Gentio e o Judeu. 
                  V.8: “Alfa” – 1ª letra do alfabeto grego sig. = o principio fundamental de todas as coisas.
         “Ômega” última letra do alfabeto grego sig: finalidade da revelação e realidade.
          V.9: João estava preso nesta ilha, devido a sua  fidelidade para com o evangelho. 
                  V.10: Ele foi “arrebatado” gr. Horpagêsometha” lat rapio, arrebatado= retirada brusca e sobrenatural da terra para receber as revelações. 
                  V.13:  Vestido até os pés de um vestido comprido, e ungido pelos  lombos  com um cinto de ouro. Isso esta simbolizando a sua pessoa como um juiz e suas funções e seus tributos são apresentados por meio de símbolo : “Túnica longa: sacerdócio “ Exo 28:4, 29:5 “cinto de ouro” = realeza, justica Isai11:5. 
                  V.14: “cabelos brancos” = eternidade Dan 7:9, “olhos de fogo” onisciência  2:23 v.15 “pés de bronze” = estabilidade 2:31 “brilho da perna” = sua majestade é brilhante, “voz de muitas águas” potência, autoridade. 
                  V.16: Ele tem o controle de tudo. “boca” seus juízos mortais, “espada afiada” -  contra os cristãos infiéis He.4:12, “o sol brilhante” – sua majestade. 
                  V.18: Que possui e cuida como coisa própria João 1:4, 3:15, 5:21, “chaves” – fala de domínio, controle, autoridade, João. 5:26 
                  V.20: “candeeiro”: São feitos para iluminar. A igreja foi levantada e edificada por Cristo para ser luz no mundo . “estrelas” : são astros que brilham no céu.
Obs:  a carta foi enviada para o pastor e para a igreja